terça-feira, 14 de agosto de 2018

LOSO - Anne de Green Gables

[Para saber mais sobre a LOSO, clique aqui]  
 



Certa noite, estava conversando com minha amiga Daniela sobre alguns filmes quando ela me perguntou se eu já havia assistido à série Anne with an E. Intrigada pela indicação, e por que a referida série já tinha sido sugerida no meu feed da Netflix algumas vezes, procurei-a para colocar na minha lista. Minha surpresa foi descobrir que a série era baseada em um livro, que eu tinha na minha biblioteca há 3 anos, sem qualquer ideia de quando leria.

O título da vez aqui no blog é o romance canadense, lançado pela autora L.M. Montgomery em 1908, Anne de Green Gables, o livro (de uma série de nove em que a personagem aparece, seja como protagonista ou não) que narra a vida da jovem orfã Anne Shirley, dos 11 aos 16 anos.


Os irmãos Cuthbert, Marilla e Mathew, desejavam adotar um menino para ajudar Mathew no trabalho da fazenda, mas uma confusão feita pelos encarregados de encontrar tal garoto, trouxe  Anne a Green Gables, e depois de deliberar um pouco, os irmãos resolvem ficar com ela.


A gama de assuntos do livro vai portanto ser tão variada quanto é possível considerando a época em que ele foi escrito, bem como as possibilidades que aparecem na vida das pessoas que vivem em cidades pequenas e fazendas. A adoção, o sentimento de rejeição, um certo bullying por causa da cor do cabelo, a baixa auto-estima da criança institucionalizada, a criação de laços de amizade, o despertar do amor na adolescência e a preparação para admissão na escola de magistério são alguns dos assuntos tratados na obra.

O livro tem uma linguagem muito popular, mas não vulgar, e é baseado principalmente nos diálogos e narrativas de Anne. Considerando que a principal característica desta é a imaginação, o leitor deverá ter alguma paciência com as descrições no início do livro, mas tão logo se acostume, será fácil seguir Anne por entre as bétulas e cerejeiras. 
     
O enredo é original, linear e até mesmo simplório, mas narrado de um modo muito suave que o torna leve, sem perder o interesse dramático. É um excelente livro de recreação para estimular a imaginação ou para a fruição de uma história simples e divertida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário