Sobre o blog e sobre mim ...


Sessão: tempo destinado a uma consulta, a uma operação ou a um exercício. 

Biblioterapia: emprego de leituras selecionadas como adjuvantes terapêuticos no tratamento de distúrbios nervosos.

Extraídas do dicionário Michaelis on-line, as definições dessas duas palavras resumem muito, aquilo que o blog Sessão de Biblioterapia pretende ser: um espaço em que você poderá encontrar textos e indicações de texto cuja leitura poderá te ajudar a compreender melhor determinados sentimentos que se apresentam dentro de nós em momentos da vida. Este blog é, antes de qualquer outra definição, uma ferramenta para a discussão do potencial dos livros e da literatura na busca por uma vida mais equilibrada.

O tipo de biblioterapia que abordaremos aqui é a de desenvolvimento. Existem também as  biblioterapias institucional e a clínica (sendo a última, na minha opinião, lugar reservado de psicólogos e psicanalistas).

É importante ressaltar que a leitura do livro não substitui o trabalho clinico desenvolvido por psicólogos, psicanalistas e psiquiatras, podendo a leitura ser uma ferramenta auxiliar para o trabalho destes. Se você está em tratamento, não deixe seu tratamento. Discuta com o terapeuta o quanto a leitura de literatura poderia ajudar no seu caso.
_________________________________________________________________________________

Sobre mim: Sou bibliotecária e escolhi esta profissão por gostar de livros, bibliotecas e leitura de literatura. Depois três anos trabalhando com processamento técnico em minha primeira experiência como bibliotecária, percebi que sentia um incomodo por não poder tratar diretamente de literatura e das questões de leitura. Comecei então a procurar formas de colocar a literatura diretamente na vida das pessoas e assim, meio que sem pretensão, nasceu este espaço, um lugar híbrido entre hobby e novas perspectivas profissionais, onde tento organizar aquilo que descubro sobre a biblioterapia.

Acesse meu Currículo Lattes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário