sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Aleatórios 8 - Emily Bronte - O morro dos ventos uivantes.


[Este texto foi publicado inicialmente em outro blog que eu mantinha. Queria deletar o blog sem perder o conteúdo, então migrei os textos dele para o Sessão de Biblioterapia]

Notas sobre a leitura de O Morro dos Ventos Uivantes.
1- Tendo sido o primeiro livro que leio desde que terminei a leitura da obra de Jane Austen, o clássico livro de Emily Bronte foi desafiador, não tanto pela escrita da autora, mas pela forma como passamos pelos acontecimentos na vida dos personagens.
2- Enquanto nos livros de Jane Austen podemos observar personagens com qualidades e com defeitos de diversos tipos, na sua narrativa sempre tempos a perspectiva de que os personagens dotados de qualidades sempre tem um final e um desenrolar da história menos dado às paixões. Enquanto os personagens de E. B. são o retrato do oposto: vemos uma família onde a indulgência com o comportamento das crianças e a falta de limites criados entre eles levam a família a uma terrível degradação moral, a qual se sucede também uma degradação física. A única personagem sensata encontrada no livro todo, é Nelly Dean. Dos outros, não podemos ver nada além de vaidades.
3- No aspecto de descrição dos cenários, mesmo os que relatam a primavera e alguns dias de sol, parecem frios, e é quase possível sentir o vento gelado e a umidade por nossos corpos, as palavras de E. B. são quase sinestésicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário